Harley-Davidson Livewire – Moto movida a eletricidade



  

Nas próprias palavras do diretor de design do projeto Livewire, Kirk Rasmussen, a nova moto “é uma ótima motocicleta que, por acaso, é elétrica”. Ao menos é assim que ele descreve a versão da Harley-Davidson. O modelo em termos gerais está mais leve com 208 kg.

Outros aspectos que chamam a atenção é a agilidade da motocicleta. A aceleração entra na linha do impressionante. Para ter mais exatidão nesse ponto basta dizer que de 0 a 100 km/h ela leva 3,8 segundos.

Curiosamente a Livewire chega como a primeira motocicleta movida a eletricidade. A produção está a cargo da fábrica de Milwaukee, nos Estados Unidos que, diga-se de passagem, acabou ficando famosa pelo ruído bem característico de seus motores V2.

Apesar de todas as notícias e barulho em volta do modelo é importante lembrar que tudo ainda está em fase de desenvolvimento. De qualquer maneira o dito projeto já anda pelas concessionárias dos Estados Unidos desde o mês de junho do ano passado. Claro, que o objetivo é que os interessados e curiosos que podem vir a ser clientes conheçam o produto.

Já para o mercado europeu ainda não há previsão de estreia por lá do modelo. Entretanto, as informações são de que os testes lá começarão em breve.

O que vale mesmo destacar é que esse projeto ainda está em fase de estudo e deverá um pouco até chegar ao mercado. Para começar a moto não conta com embreagem e muito menos câmbio. Se você está se perguntando sobre a transmissão final fique sabendo que ela é feita por correia dentada.





Outro aspecto que tem despertado comentários é sobre a questão das suspensões tanto na parte dianteira quanto na parte traseira. A maioria dos especialistas aponta que as mesmas são duras demais até mesmo para as ruas da América do Norte. Mas isso quer apenas dizer que os ajustes estão por vir e são possíveis.

O tempo de recarga da Livewire é de três horas e isso em uma tomada de 220V.

Por Denisson Soares

Harley-Davidson Livewire

Harley-Davidson Livewire

Harley-Davidson Livewire

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *