Desvantagens de ter um scooter



  

Alguns aspectos negativos influenciam na escolha de ter ou não um scooter no Brasil.

Ainda que os scooters sejam os modelos de motocicletas mais populares na Europa e estejam cada vez mais em ascensão no Brasil, há algumas desvantagens em se optar por esse tipo de meio de locomoção por aqui. Como já é sabido de todos, as motos, de um modo geral, são mais econômicas e mais velozes com relação aos carros, especialmente no que se refere ao trânsito brasileiro cada dia mais caótico e cansativo. Assim, levando isso em consideração, que aspectos negativos são esses ao se comprar um scooter no Brasil?

O preço inicial para se adquirir esse modelo de moto muitas vezes sai mais alto que algumas motos convencionais e carros seminovos; logo, é importante se pensar em uma boa economia antes de se comprar o scooter.

Diferente de outros países, no Brasil é preciso fazer motoescola para se obter a CNH do tipo A para ser condutor de um scooter. Em outros lugares  do mundo é possível guiar um scooter de até 125 cilindradas com a CNH B para dirigir carros.

Em geral quem tem um scooter no Brasil também tem uma motocicleta convencional e, muitas vezes, incorre no equívoco de usá-las do mesmo jeito. Por exemplo, se na Europa o scooter é útil por conta do trajeto em ruas estreitas e percursos mais curtos e dentro do tráfego das cidades, no Brasil, é possível encontrar esses modelos transitado em vias expressas e nas estradas, de modo que esses veículos menores e com menos velocidade ficam vulneráveis nesse tipo de pistas e acabam congestionando o trânsito dos demais veículos.





Outro ponto é que a falta de uso das pernas para manobras mais corriqueiras, uma vez que se senta na scooter e não se monta, o condutor se vê mais suscetível às irregularidades da rua e menos habilidade com as pernas para equilibrar a moto nessas ocasiões.

No caso de haver necessidade de se realizar viagens periódicas ou se transitar constantemente para caminhos mais longos, o condutor de um scooter deve ficar atento para o fato de que, embora esse modelo seja bem econômico, ele ainda precisa ser abastecido. Muitas vezes seu tanque de combustível é pequeno, de modo que ficar longe de um posto de gasolina não é a melhor opção.

Por Flávia Alves Figueirêdo Souza

Scooter

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *