Triumph Bonneville T 100 – Relançamento, Novidades

Modelo sucesso dos anos 60 está de volta e traz muita nostalgia e estilo.

Os admiradores fiéis de motocicletas consideradas verdadeiros ícones no mundo moto ciclístico não vão deixar passar em branco esta verdadeira pérola: a Triumph Bonneville T 100. Considerada um verdadeiro marco neste tipo de indústria, o modelo vem ressurgindo em novas versões ao longo de vários anos, entretanto, sem perder o seu tom clássico, motivo pelo qual a faz um verdadeiro 'tesouro' para os consumidores que não abrem mão da sofisticação e de um estilo incomparável.

Tudo na Boneville T 100 transporta para um tempo nostálgico, em plenos anos 60 quando este tipo de motocicleta era ‘cultuado’ pelos jovens da época como um símbolo de liberdade e de expressão da juventude da época. Certamente, alguém se lembra de ter visto um modelo destes em um daqueles famosos filmes de Hollywood onde tudo era sinônimo de rebeldia.

Mas deixando os detalhes glamorosos da época, mais do que uma integrante de algum cenário cinematográfico, a T100 está para a indústria de duas rodas como um verdadeiro marco dos avanços do mercado em pleno final dos anos 50 e início dos anos 60 quando o primeiro modelo chegou ao mercado europeu, mais precisamente o inglês.

Era 1959 e a primeira versão chegou primeiro para os consumidores britânicos com um motor de dois cilindros dispostos paralelamente e com um design tão original que se tornou a principal marca deste tipo de moto e que até hoje permanece nos modelos atuais já à disposição em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Quem já teve a oportunidade de pilotar uma máquina desta, com toda a certeza, teve a mesma sensação dos primeiros modelos feitos no ano do seu lançamento.

Uma das muitas características deste modelo exclusivo, é o seu famoso guidão posicionado mais para trás e que permite ao guiador manter-se o tempo todo ereto. Esta configuração é a mesma dos anos 60, 70, 80 e que atravessou todas essas gerações ao longo do tempo.

Para se ter uma ideia, na época em que foi lançada, o modelo original possui além do motor bicilíndrico, um sistema de suspensão em quatro e freios inovadores para a época.

Esta configuração foi mantida no modelo atual que, diga-se de passagem, já é montada aqui mesmo no Brasil, na unidade da empresa em Manaus.



Para não ficar para trás nos avanços tecnológicos ao longo do tempo, a Bonevile T 100 incorporou vários itens que garantiram a sua preferência junto a um grupo mais seletivo de consumidores.

Por exemplo, os novos modelos possuem sistema de injeção do tipo multiponto, com o sistema tradicional de refrigeração a ar. Apesar disto, a nova versão mantém a mesma estrutura com os tradicionais carburadores, tudo isto para conservar o seu estilo retrô.

Os guiadores que gostam de valorizar mais o estilo não têm o que reclamar, pois apesar do glamour ao longo do tempo, a T 100 vai de 0 a 100 Km/h em cerca de 5 segundos e pode atingir tranquilamente uma velocidade de 190 Km/h. Tudo isto com um motor que atinge quase 70 cvs de potência.

Para quem se preocupa com segurança, o modelo vem com dois discos de freios de 310 e 250 mm respectivamente para as rodas dianteiras e traseiras e pneus tamanho 19 (aro dianteiro) e tamanho 17 (aro traseiro).

O câmbio, do tipo manual possui cinco velocidades e permite a troca de tempo de modo suave, sem comprometer a perda de potência entre uma e outra.

Com relação ao preço, a Bonneville T100 surge no mercado por um valor inferior à suas principais concorrentes mais sofisticadas como a BMW/ Rotax e o consumidor poderá ter uma em sua garagem caso esteja disposto a desembolsar uma quantia de cerca de R$ 30.000,00.

Por Emmanoel Gomes

Triumph Bonneville T 100



Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *