Shineray SE1 2022 – Características da Moto Elétrica

A nova versão SE1 consiste em um modelo Scooter, apropriada para rodar em perímetros urbanos, vazada em estilo bem tradicional, potência para atingir a marca de 60 km/h.

A outra grande estreia automotiva sobre duas rodas, neste ano de 2021, é a versão Shineray SE1.

A multinacional Shineray pode ser considerada uma das únicas marcas, entre as maiores no segmento, que também produz e comercializa motocicletas equipadas de motores à combustão. A nova versão SE1 consiste em um modelo Scooter, apropriada para rodar em perímetros urbanos, vazada em estilo bem tradicional, potência para atingir a marca de 60 km por hora.

Entretanto, essa autonomia que mantém energia suficiente para até 60 km é garantida pela versão munida de bateria a lítio; já a versão movida à bateria em componentes de chumbo essa marca sobre para 80 km. O valor inicial nas concessionárias estava em 10.990 reais, no primeiro semestre.

Abaixo segue um resumo do essencial da ficha técnica da linha:

Registra percurso máximo de velocidade em até 60 km por hora; conforme a versão, a bateria pode ser a Lítio ou chumbo; o motor elétrico é fornecido pela companhia Bosch, com potência de 2000 W; a autonomia máxima da bateria, antes da recarga, é de 80 km. O peso oficial, seco, é de 123 quilos. No comprimento a versão tem 1,82 m; altura em 0,71 m, e largura de 1,1 m. A distância entre as duas rodas é de 1,4 m.

Como todo veículo urbano, todas as motos elétricas, incluindo a scooters, que são de pequeno porte, são emplacadas pela lei. Portanto, todo piloto, munido de CNH, deverá dar iniciar esse processo logo após a aquisição do veículo, sendo necessário portar os documentos exigidos e a nota fiscal do modelo, bem como o termo da constatação, no qual esteja registrado o código de chassi decalcado.

Leia também:  Recall BMW K 1600 - Problema na Caixa de Transmissão

Os motores elétricos produzidos pela Bosch entregam até 97% de eficiência, conforme os testes. Entre os mais comercializados pela empresa está o e-motor Bosch, com 800 volts e potência que atinge escalas entre 150 e 240 KW, os quais podem ser instalados em automóveis comerciais de médio e pequeno porte, por exemplo: as scooters.

A linha de motocicletas SE 1 constitui uma das poucas que podem ser equipadas tanto com as baterias em chumbo ácido quanto com as baterias em lítio.

Considerando isso, os consumidores que decidirem adquirir a primeira versão estarão diante de um modelo no valor de 9.990 reais, ao passo que a segunda versão, por sua potência mais ampla, está sendo comercializada no valor de 11.990 reais.

A grande vantagem e qualidade da versão que roda com a bateria de componentes a chumbo está na boa autonomia que entrega, registrando 80 km, superando a marca dos 60 km na versão que opera a bateria de componentes a lítio. Ainda assim, a versão de menor potência pode ser recarregada no próprio veículo, e a versão de maior custo está equipada de baterias removíveis.

Ambas têm suas vantagens e desvantagens. A série, porém, agrada a todos os consumidores, geralmente pessoas que residem nas cidades grandes e precisam de um aparelho de locomoção mais prático e leve.

Embora muitos consumidores não percebam, a companhia Shineray ocupa uma posição de vantagem, sendo a quarta maior indústria de motocicletas em território brasileiro, neste ano de 2021. Já no primeiro semestre a empresa comercializou tanto que o número de emplacamentos chegou a 5.315, permanecendo atrás de grandes concorrentes, como a Honda, a Yamaha e a BMW, o que é bastante positivo diante do peso dessas três multinacionais. Agora a companhia também está registrando intensa presença entre os produtores de ciclomotores, no caso, as versões de scooters elétricas, as quais nem sempre são emplacadas, o que deixa em aberto a estatística de vendas, emplacados e não emplacados.

Leia também:  Vespa Club 125 - Lançamento no Brasil

Por Paulo Henrique dos Santos

Shineray SE1

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *