Yamaha Lander 250 2022 x Honda XR-E 300 2022


Está em dúvida entre estas duas motos? Nesta matéria te mostrarei as qualidades e particularidades de ambas. Assim, você poderá decidir qual atende melhor suas exigências!

Para início de conversa, as duas motos possuem um motor monocilíndrico. A XRE 300 possui um pouco mais de potência, tendo 25,4 cv a 7500 rpm (gasolina), com 291,6 cilindradas, ao passo que a Lander possui 249 cilindradas, e uma potência de 20,7 cv a 8.000 rpm (gasolina). Além disso, a XRE 300 possui rodas de alumínio, o que as deixa mais resistentes, dá maior aderência e aumenta a área de contato com o solo. Possui também guia e protetor de correntes, o que evita o escape da corrente de transmissão. Tem 13,8 litros no tanque de combustível, enquanto a Lander tem 13,6 litros, com 4 litros reserva de combustível. A Lander possui um freio de disco hidráulico, com ABS na roda dianteira, o que garante um controle maior na pilotagem. A XRE possui um sistema de freio a disco, com ABS na roda traseira, o que garante uma segurança maior contra derrapagens. A suspensão na roda dianteira da XRE 300 é de 245 mm, e na traseira, de 225 mm. Já na Lander 250, a suspensão na roda dianteira é de 220 mm, e na traseira, de 204 mm. A Lander tem o pneu um pouco mais fino na dianteira, sendo este do tipo “tourance”, mais voltado ao turismo.


As motos são parecidas. No entanto, a Honda XRE 300 parece ser uma opção melhor para aqueles que buscam um pouco mais de velocidade em estradas, onde ela tem um desempenho maior. A moto é um pouco mais econômica em velocidades mais altas. Tem um motor mais potente, uma cilindrada maior e o giro um pouco menor. A moto Yamaha Lander 250 tem o propósito de ser durável, confortável e mais econômica no geral. Foi projetada para todos os tipos de terrenos. O assento é macio e possui dois níveis, o guidão é mais alto e a moto deixa o piloto em uma posição mais relaxada. Economiza mais em velocidades tranquilas, além de ser vendida na cor azul, preta e bege. Possui quatro anos de garantia, enquanto a XRE 300 possui três. A XRE é um modelo um pouco mais novo. Foi lançada em 2009, o que pode influenciar no preço, um pouco mais alto. A Lander 250, por outro lado, teve seu primeiro modelo lançado em 2006. Apesar disso, as duas motos têm suas versões atualizadas para este ano.


Pode ser uma escolha bem difícil. Afinal, as duas motos são muito parecidas. Tanto as características quanto o preço são praticamente iguais. A Lander leva uma vantagem para terrenos mais hostis, já que é um pouco mais alta e tem o ABS na roda dianteira. Porém, a XRE tem rodas de alumínio e o pneu da frente um pouco mais grosso, e pode ser usada em todos os tipos de ambientes também.


A escolha terá de ser feita nos detalhes. Aqueles que procuram a mais econômica das duas para andar na cidade, talvez deem uma preferência maior à Lander. Por outro lado, os que precisam viajar bastante e andam mais rápido talvez prefiram a XRE, que desenvolve melhor, tem mais potência e uma cilindrada maior. Para aqueles que não dão tanta importância a esses detalhes, talvez o preço um pouco menor da Lander acabe fazendo a diferença no fim.


No site da Honda, encontramos a XRE 300 a partir de 23.670 reais. No site da Yamaha, encontramos a Lander 250 a partir de 22.290 reais. Espero ter ajudado a todos, e que consigam escolher a moto certa para suas necessidades!

Texto de Carlos Costa do Prado

Prefere em vídeo? Veja este comparativo do canal Duas Rodas:



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.