Kawasaki Ninja EV e Z EV elétricas virão para o Brasil no fim de 2023

Modelos 100% elétricos chegam ainda no ano que vem. Kawasaki também está projetando um modelo híbrido e outro a hidrogênio, ainda sem previsão para o Brasil.

Parece que a chegada das primeiras motos elétricas da Kawasaki está próxima de acontecer. Durante o Salão de Milão (EICMA 2022), que ocorreu neste mês de novembro de 2022, a montadora japonesa apresentou dois modelos de motos elétricas inéditas. Os modelos em questão foram a Kawasaki Ninja EV e a Kawasaki Z EV, dois modelos que deverão ser lançados no país seguindo a estratégia de transição energética da montadora.

Em entrevista ao site Motoo, Hiroshi Ito, presidente mundial da Kawasaki, afirmou que as primeiras motos elétricas da Kawasaki deverão chegar ao país logo após o seu lançamento mundial, que segundo estimativas deve ocorrer a partir do segundo semestre do próximo ano (2023).

Falando um pouco sobre a Kawasaki Ninja EV e Kawasaki Z EV, ambas as motos foram apresentadas em forma de protótipo. A montadora também apresentou a Kawasaki Hybrid EV, um novo modelo de moto híbrida. O lançamento destas motocicletas pela montadora ocorre para seguir o plano estratégico da empresa de alcançar a neutralidade em carbono.

Embora esteja lançando modelos elétricos, a Kawasaki não abandonou totalmente a produção de modelos de motos convencionais. Isso só prova que a empresa deve seguir um ritmo gradual até deixar de vez de produzir motos a combustão.

A Kawasaki não divulgou muitos detalhes sobre a Kawasaki Ninja EV e Kawasaki Z EV. Apesar disso, as motos seguem o padrão de design dos modelos atuais a combustão.

Um diferencial presente nos dois modelos elétricos é o pedal de freio traseiro, não estando mais localizado no manete. Segundo informações que circulam na internet, as motos terão duas baterias de 3 kWh cada.

Se levarmos em conta que as motos estão enquadradas na Categoria A1 da Europa, é possível afirmar que as novas motos da Kawasaki serão equipadas com motores de 11kW de potência (cerca de 15 cavalos), o que proporciona a motocicleta um desempenho parecido com o modelo com motor a combustão de 125 cc.

Ainda segundo o presidente da Kawasaki, as duas motos protótipos deverão começar a ser produzidas nos primeiros meses de 2023. Outro detalhe é que as baterias são removíveis e aceitam carregamento de forma remota, facilidade presente na maioria das motos e scooters elétricos.

Apesar de ser lançada mundialmente nos próximos meses, a Kawasaki Hybrid EV ainda não está confirmada em nosso país. Entretanto, acredita-se que o modelo deverá desembarcar no Brasil no ano de 2024.

Gostou das motos? Acha que elas irão fazer sucesso no Brasil? Deixe seu comentário e compartilhe a matéria.

Imagens

Kawasaki EV

Kawasaki Z EV

Crédito das imagens: Kawasaki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.