A renomada fabricante de veículos automotores, a BMW, mais uma vez saiu na frente e dessa vez foi a pioneira e já anunciou que, no ano de 2016, irá fazer o lançamento oficial um sistema inédito que foi batizado com o nome de Dynamic Brake Light, ou seja, luz dinâmica de freio, este sistema em princípio será disponibilizado apenas para as motocicletas mais luxuosas e completas da marca.
Este sistema irá funcionar de maneira análoga ao assistente que já é utilizado nos automóveis da montadora alemã, sendo que ele será ativado quando o motociclista estiver freando. O processo de aviso de frenagem do sistema irá ocorrer através de dois níveis distintos de alerta e será visualizado nas lanternas traseiras da motocicleta, os dois alertas serão o de frenagem forte e o outro será o de frenagem emergencial.
O sistema de frenagem forte será ativado todas as vezes que a motocicleta começar o processo de frenagem e estiver com uma velocidade acima de 50 Km/h, sendo que neste caso em específico a luz de freio da moto começará a piscar em uma frequência de 5 hertz, o que sinalizará para os demais condutores a execução da manobra, este será um sistema muito inteligente, pois as piscadas intermitentes só irão cessar quando o motociclista aliviar por completo a pressão sobre o sistema de freios.
O outro sistema funcionará de modo complementar e se o condutor da motocicleta necessitar insistir na frenagem até chegar aos 14 Km/h as luzes de seta passarão a, também, piscar de maneira intermitente, tal como o conhecido pisca-alerta existente nos carros, e seguirão piscando até a motocicleta consiga retornar novamente a uma velocidade mínima de 20 Km/h.
Apesar de ser um sistema inovador, este sistema irá fazer de maneira automática o que muitos motociclistas mais experientes já fazem de maneira manual que é o ato de ir pisando no pedal de freio de forma intermitente, a fim de que os outros condutores consigam ser alertados com o piscar da luz de freio, além de tornar a motocicleta mais visível principalmente nas situações em que as condições de visibilidade não forem muito favoráveis.
Por Adriano Oliveira
Foto: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?