Nova moto da BMW chega para ser o modelo da marca de menor cilindrada vendido no Brasil.

Marque na agenda a data de 12 de agosto. Esse foi o dia escolhido pela montadora BMW para lançar o seu novo modelo BMW G 310 R, o primeiro com baixa cilindrada lançado pela montadora aqui no mercado brasileiro.

O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 26 de julho. Conforme a empresa, foram disponibilizadas 100 unidades para a pré-venda no país e, até então, todas já haviam sido comercializadas.

Um verdadeiro sucesso, tanto pela sua repercussão como pelos acabamentos que não deixam nada a desejar, o modelo urbano é vendido a R$ 21.900. Sua produção é feita na Índia, onde é fabricada em parceria com a indiana TVS. Feito isso, as peças chegam a Manaus para a montagem completa.

Um pouco mais sobre a G 310 R

A G 310 R é a opção com menor cilindrada da BMW em terras brasileiras, sendo também a mais barata. Isso porque o valor está bem distante daquele encontrado no modelo F 800 R, até então considerado o mais em conta no valor, sendo vendido por R$ 43.900.

Com um motor de 34,4 cavalos de potência, a G 310 R chega com uma faixa de cilindrada que compete com modelos como a Yamaha Fazer 250 e o Honda CB Twister. Porém, conforme a BMW, a montadora deve focar em uma faixa de consumidores que estão em busca de motos na categoria Premium, se enquadrando na mesma área das já conhecidas Kawasaki Z300, Yamaha MT-03 e a KTM 390 Duke.

A suspensão dianteira é invertida, muito comum em modelos que apresentam maior cilindrada. Já os freios ABS são de série e a disco, apresentando essa característica em ambos os eixos. E em relação aos detalhes, esses também foram muito bem trabalhados, com carenagens em ambas as laterais, logo ao lado do tanque. Com isso, tem-se a impressão de um produto mais robusto.

Investimento

Para a produção dessa moto e de outros modelos, o investimento total da fábrica em Manaus foi de 4 milhões de euros. E, ao que tudo indica, já está prevista a expansão da linha dos motores menores da montadora, com destaque para a chegada da G 310 GS, uma versão aventureira e também de baixa cilindrada.

Em sua base, utiliza o mesmo motor. Porém, o conceito é outro, sendo baseado na R 1200 GS, que mistura a proposta de utilização tanto na terra como no asfalto.

Portanto, falta pouco para vermos tudo que a BMW tem preparado para nós. Resta aguardar e conferir tudo de pertinho.

Kellen Kunz


Modelo será montado na cidade de Manaus (AM).

E para ama uma emoção à duas rodas, a novidade que acaba de ser anunciada promete muito entusiasmo. É que já se iniciaram em Manaus o processo de montagem da BMW G 310 R. A montagem começou a ser realizada no último dia 18 do mês de maio. Segundo a marca alemã que possui uma fábrica instalada em Manaus, a motocicleta será o primeiro modelo com baixa cilindrada fabricado especialmente para o Brasil.

A G310 R tem sua base produzida na Índia, de onde são enviadas as peças para que a montagem seja feita no Brasil. Para que o modelo pudesse ser produzido, entre outros modelos de motocicletas, a fábrica instalada em Manaus recebeu o montante de 4 milhões de Euros como investimento.

A G 310 R em território nacional irá competir em nível de cilindradas com os modelos Yamaha Fazer 250 e a Honda CB Twister. Contudo, a intenção da montadora é fazer com esse modelo seja para quem queira algo a mais, como a Kawasaki Z300 e a KTM 390 Duke.

Seu motor será monocilíndrico com 131 cc, apresentando duplo comando de válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Segundo a marca, ela deverá atingir 34,4 cv de potência e capacidade de torque de 2,85 kgfm.

Já o propulsor que deve empurrar os quase 160 kg da moto é equipado com um cilindro posicionado com uma inclinação para trás, além de um cabeçote com uma rotação de 180 graus, que deixam a motocicleta com mais agilidade.

Como já é comum nos modelos com mais cilindradas, a suspensão dianteira é invertida e os freios dos dois eixos são a disco.

Para apresentar um aspecto de mais robustez, a moto virá com ambas carenagens laterais, posicionadas ao lado do tanque. Como itens de série teremos freios ABS.

A G310 R será branca com faixas da marca nas cores azul e vermelha. A motocicleta, que será a de valor mais em conta da BMW, deve trazer uma proposta esportiva e urbanista.

Sem dúvidas o modelo chegará para impressionar muitos adeptos de motocicletas do país, que buscam aventuras sobre duas rodas. O valor para o consumidor ainda não foi divulgado pela montadora, mas a expectativa é de que seja este também um de seus atrativos.

Sirlene Montes





CONTINUE NAVEGANDO: