Para os amantes de motos, uma boa notícia é lançada pela Honda em relação à sua nova moto, a mais esperada CB 1000RR, que é uma das mais vendidas no ramo esportivo da marca, tanto por aparência quanto por desempenho e outras coisas que chamam a atenção dos seus clientes. Sua alta velocidade e bom desenvolvimento na estrada é uma coisa bem chamativa, e na maioria das vezes usada exatamente para isso e não para fins de trabalho ou algo do tipo. Considerando seu tamanho, ela é considerada "grande", isso até em relação à alguma mais "fracas" como a Hornet, que tem o motor 600 cilindradas, que já é considerada uma moto boa e rápida.
Previamente estarão sendo citados aqui as definições de desenvolvimento de motor e outras coisas que contribuem para o desempenho da máquina, como por exemplo, a preocupação da Honda em manter o motor 4 cilindros em linha, que já vem sendo usado, além de ser em linha é de comando duplo. A moto considerada 1000 cilindradas na verdade tem uma pouco menos, o que não tem muita importância pois não é algo significativo para compradores e analistas de motos, sendo mais especificamente 999,8 cilindradas, tendo este número entende-se a afirmação anterior.
A moto tem um ganho de 14% em suas válvulas, porém chegar à este número não é algo tão fácil, então necessitou-se de uma modificação na tampa e na transmissão para que o maior desempenho conseguisse ser dado, satisfazendo ainda mais seus clientes.
No modelo mais antigo a taxa de compressão era de 12,3:1, coisa que já era muito forte para a época, e surpreendentemente este ano subiu para 13:1, garantindo ainda mais força e velocidade.
O quadro da moto é formado de alumínio para que a moto não tenha um peso tão grande e atinja melhores resultados, então o mesmo precisa de um modelo mais elegante, chamativo e ao mesmo tempo aerodinâmico, então a versão de quadro Diamond de dupla trave foi adotado, isso em versões anteriores porém nessa recebe remodelagens tanto para a aparência ser mais futurística e moderna quanto para o corte de ar ser maior.
Ela é dividida em duas versões, a standard e a SP, as mesmas adotam os mesmos motores, porém a standard em questão de peso vem com 196 kg e a versão SP com 195 kg, porém isso não irá interferir no desempenho, aliás 1 kg não faz muita diferença na estrada.
Uma coisa interessante na moto é sua suspensão dianteira, que assim como todo o resto é muito forte e resistente, adotando o modelo invertido Showa que possui 43mm de diâmetro e 120mm no total de curso. Na parte traseira também é empregado o Showa porém com 62mm, ajudando na maior confortabilidade do piloto e uma boa direção em lugares não tão favoráveis para uma moto tão grande, sendo assim a Honda pensou em todas essas possibilidades e melhorou em todas as partes a Fireblade.
Uma coisa que ajuda muito o piloto também foi o pensamento da Honda em garantir sua segurança com o programa "anjo da guarda", pensando principalmente na segurança do piloto ao sair da inércia que com 5 cilindros faz todo o reconhecimento de plano em que se encontra e o acelerador eletrônico garante a segurança de saída. Ajudando assim por exemplo, pela força da moto, ela empinar independente de ações do piloto, evitando problemas tanto para a empresa quanto para o comprador.
A parte tecnológica de painel também ajuda muito na hora da visualização, pois foi feito todo em LCD. Contando ainda mais com seu computador de bordo que reforça a ideia do relacionamento moto x cliente.
Gustavo Martins
O serviço BMW Motorrad Assistência 24h chega ao Brasil, oferecendo suporte em casos de pane, transporte da moto e dos… Leia Mais
Versatilidade e robustez marcam a Honda XR 300L Tornado 2025, a nova representante trail da marca. Nada como sentir a… Leia Mais
Ultraviolette F77: primeira moto elétrica esportiva da Índia estreia oficialmente com mais de 300 km de autonomia. O segmento de… Leia Mais
Certamente você deve ter visto alguns vídeos no Tik Tok ou mesmo no Instagram de alguém numa moto elétrica. Caso… Leia Mais
Vendas iniciaram no dia 15 de dezembro. A terceira maior fabricante de motos do mundo finalmente iniciou as suas vendas… Leia Mais
Tem scooter nova chegando no mercado. Estamos falando da Honda X-ADV 2023, que foi apresentada na semana passada e trouxe… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies