A outra grande estreia automotiva sobre duas rodas, neste ano de 2021, é a versão Shineray SE1.
A multinacional Shineray pode ser considerada uma das únicas marcas, entre as maiores no segmento, que também produz e comercializa motocicletas equipadas de motores à combustão. A nova versão SE1 consiste em um modelo Scooter, apropriada para rodar em perímetros urbanos, vazada em estilo bem tradicional, potência para atingir a marca de 60 km por hora.
Entretanto, essa autonomia que mantém energia suficiente para até 60 km é garantida pela versão munida de bateria a lítio; já a versão movida à bateria em componentes de chumbo essa marca sobre para 80 km. O valor inicial nas concessionárias estava em 10.990 reais, no primeiro semestre.
Registra percurso máximo de velocidade em até 60 km por hora; conforme a versão, a bateria pode ser a Lítio ou chumbo; o motor elétrico é fornecido pela companhia Bosch, com potência de 2000 W; a autonomia máxima da bateria, antes da recarga, é de 80 km. O peso oficial, seco, é de 123 quilos. No comprimento a versão tem 1,82 m; altura em 0,71 m, e largura de 1,1 m. A distância entre as duas rodas é de 1,4 m.
Como todo veículo urbano, todas as motos elétricas, incluindo a scooters, que são de pequeno porte, são emplacadas pela lei. Portanto, todo piloto, munido de CNH, deverá dar iniciar esse processo logo após a aquisição do veículo, sendo necessário portar os documentos exigidos e a nota fiscal do modelo, bem como o termo da constatação, no qual esteja registrado o código de chassi decalcado.
Os motores elétricos produzidos pela Bosch entregam até 97% de eficiência, conforme os testes. Entre os mais comercializados pela empresa está o e-motor Bosch, com 800 volts e potência que atinge escalas entre 150 e 240 KW, os quais podem ser instalados em automóveis comerciais de médio e pequeno porte, por exemplo: as scooters.
A linha de motocicletas SE 1 constitui uma das poucas que podem ser equipadas tanto com as baterias em chumbo ácido quanto com as baterias em lítio.
Considerando isso, os consumidores que decidirem adquirir a primeira versão estarão diante de um modelo no valor de 9.990 reais, ao passo que a segunda versão, por sua potência mais ampla, está sendo comercializada no valor de 11.990 reais.
A grande vantagem e qualidade da versão que roda com a bateria de componentes a chumbo está na boa autonomia que entrega, registrando 80 km, superando a marca dos 60 km na versão que opera a bateria de componentes a lítio. Ainda assim, a versão de menor potência pode ser recarregada no próprio veículo, e a versão de maior custo está equipada de baterias removíveis.
Ambas têm suas vantagens e desvantagens. A série, porém, agrada a todos os consumidores, geralmente pessoas que residem nas cidades grandes e precisam de um aparelho de locomoção mais prático e leve.
Embora muitos consumidores não percebam, a companhia Shineray ocupa uma posição de vantagem, sendo a quarta maior indústria de motocicletas em território brasileiro, neste ano de 2021. Já no primeiro semestre a empresa comercializou tanto que o número de emplacamentos chegou a 5.315, permanecendo atrás de grandes concorrentes, como a Honda, a Yamaha e a BMW, o que é bastante positivo diante do peso dessas três multinacionais. Agora a companhia também está registrando intensa presença entre os produtores de ciclomotores, no caso, as versões de scooters elétricas, as quais nem sempre são emplacadas, o que deixa em aberto a estatística de vendas, emplacados e não emplacados.
Por Paulo Henrique dos Santos
O serviço BMW Motorrad Assistência 24h chega ao Brasil, oferecendo suporte em casos de pane, transporte da moto e dos… Leia Mais
Versatilidade e robustez marcam a Honda XR 300L Tornado 2025, a nova representante trail da marca. Nada como sentir a… Leia Mais
Ultraviolette F77: primeira moto elétrica esportiva da Índia estreia oficialmente com mais de 300 km de autonomia. O segmento de… Leia Mais
Certamente você deve ter visto alguns vídeos no Tik Tok ou mesmo no Instagram de alguém numa moto elétrica. Caso… Leia Mais
Vendas iniciaram no dia 15 de dezembro. A terceira maior fabricante de motos do mundo finalmente iniciou as suas vendas… Leia Mais
Tem scooter nova chegando no mercado. Estamos falando da Honda X-ADV 2023, que foi apresentada na semana passada e trouxe… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies